sexta-feira, 30 de setembro de 2011

FUNDEB PARTICIPA DA SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS PARA DISCUTIR O DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA











O CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB PARTICIPOU, ATRAVÉS DO SEU PRESIDENTE OSMAN NOGUERIA JUNIOR DA SESSÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA(30/09/2011), NA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS, COM O TEMA "O LEGADO INDÍGENA NA CULTURA ILHEENSE.


NESTE DIA HOUVE APRESENTAÇÃO CULTURAL(O ENCONTRO DE MATRIZES AFRO-INDÍGENA), ALÉM DE MESA REDONDA COM OS TEMAS: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS: O ENCONTRO DE MATRIZES AFRO-INDÍGENA, A LUTA DO POVO INDÍGENA NA ATUALIDADE, CAMINHADA TUPINANBÁ " EM MEMÓRIA DOS MÁTIRES DO MASSACRE DO RIO CURURUPE E DIVERSIDADE ÉTNICA DE MATRIZES AFRO-INDÍGENA.




A REALIZAÇÃO FOI FEITA PELA COMISSÃO DE DIVERSIDADE FORMADA PELA CÂMARA DE VEREADORES, APPI/APLB SINDICATO, SEDUC, CME, DIREC 06, MNU, NEGRALIDADE, CEACI E UESC.





ESTE EVENTO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DA VEREADORA PROFESSORA CARMELITA ÂNGELA(COORDENADORA), DO VEREADOR MARCOS FLÁVIO, ALUNOS DO IME - CENTRO E COMUNIDADE EM GERAL.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CONSELHEIRA DO FUNDEB E DIRETORA DA APPI PARTICIPA DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES










ACONTECEU EM ITABUNA NOS DIAS 28 E 29/09/2011, NO AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE CULTURA ESPÍRITA DE ITABUNA(ICEI), A II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES. A PROFESSORA ENILDA PALESTROU NA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES, ABORDANDO O TEMA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.



A II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES DE ITABUNA, TEVE COMO TEMA: A ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL, NO FORTALECIMENTO DA AUTONOMIA ECONÔMICA , POLÍTICA, CULTURAL, SÓCIO RACIAL DE GÊNERO, E OS DESAFIOS PARA CONTRIBUIR NO COMBATE A ERRADICAÇÃO DA POBREZA EXTREMA E PARA O EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA DA MULHERES.


PARTICIPOU DA COORDENAÇÃO DO EVENTO A PROFESSORA E DIRETORA DA APPI/APLB SINDICATO RUTH DE ALMEIDA MENEZES. A CONFERÊNCIA FOI BASTANTE CONCORRIDA E PRESITIGIADA, TINHA COMO OBJETIVO GERAL DISCUTIR E ELABORAR POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS A CONSTRUÇÃO DA IGUALDADE, TENDO COMO PERSPECTIVA O FORTALECIMENTO DA AUTONOMIA ECONÔMICA, SOCIAL,CULTURAL E POLÍTICA DAS MULHERES, CONTRIBUINDO PARA ERRADICAÇÃO DA EXTREMA POBREZA E PARA O EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA DAS MULHERES NO BRASIL.



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LANCHA ESCOLAR PARA ATENDER OS ALUNOS DE ÁREAS RIBEIRINHAS









DEPOIS DE VÁRIAS DISCUSSÕES DO CONSELHO DO FUNDEB, COMUNIDADE DA LAGOA ENCANTADA E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COM RELAÇÃO A SEGURANÇA, ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS E PAGAMENTO DE PROCESSOS RELACIONADOS COM TRANSPORTE FLUVIAL DOS ALUNOS DA LAGOA ENCANTADA E ENTORNO.





A SEDUC ADQUIRIU JUNTO AO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR (FNDE), NO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA, UMA LANCHA COM INTUITO DE ATENDER AOS QUE RESIDEM NA REGIÃO DAS ILHAS CUTIATÃ, ILHA DA PONTA GROSSA, ILHA DE PEDRA MOLE E FAZENDA PARAFUSO(REGIÃO RIBEIRINHA) MATRICULADOS NA ESCOLA NUCLEADA DE CASTELO NOVO, NOS TURNOS MATUTINO E VESPETINO NA VILA DE AREIA. OS ALUNOS DA ESCOLA, AGORA SERÃO CONDUZIDOS POR UMA EMBARCAÇÃO QUE POSSUI TODAS AS NORMAS DE SEGURANÇAS EXIGIDAS E QUE ATENDEM À RESOLUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE ESCOLAR(PNATE).




A LANCHA ESTÁ AGUARDANDO LIBERAÇÃO POR PARTE DA MARINHA DO BRASIL PARA INICIAR O FUNCIONAMENTO.



INFORMAÇÕES SOBRE A LANCHA:




A LANCHA ADQUIRIDA TEM COMPRIMENTO TOTAL DE 7,30 M/23 PÉS, BOCA MOLDADA: 2,20 M, PONTAL: 0,95 M, DESLOCAMENTO LEVE: 1,20 T, DESLOCAMENTO TOTAL: 2,60 T, CALADO CARREGADO MÁXIMO: 0,35 M, VELOCIDADE: 23 MPH/20 NÓS E SUPORTA ATÉ 22 PESSOAS, SENDO 20 PASSAGEIROS E 2 TRIPULANTES. A EMBARCAÇÃO É DO TIPO SEMI CHATA, SOLDADA DE ALTA PERFORMANCE, CONSTRUÍDA EM DURA-LUMÍNIO NAVAL LIGA 5052 H 34, FUNDO COM COM 4,0 MM, ESTRUTURA REFORÇADA E ESPELHO DE POPA REFORÇADA COM CHAPA DE 5,0 MM DE ESPESSURA, PARA MOTOR DE POPA 90 HP.

REUNIÕES PARA DISCUSSÃO DO ORÇAMENTO 2012













ACONTECEU NOS DIAS 26 E 27/09/2011, NA SEDE DO FUNDEB/CAE, SITUADO NA AVENIDA LINDOLFO COLLOR, Nº 909, MALHADO, ILHÉUS - BAHIA, REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DO FUNDEB PARA DISCUTIR ORÇAMENTO 2012. VÁRIOS ASPECTOS DO ORÇAMENTO FORAM DISCUTIDOS, TAÍS COMO: INVESTIMENTOS EM CONSTRUÇÃO DE CRECHE-ESCOLA E QUADRA POLIESPORTIVA, AQUISIÇÃO DE ÔNIBUS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AÇÃO DA SECRETARIA, PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, VENCIMENTOS E VANTAGENS , GESTÃO DOS CONSELHOS DO FUNDEB(CACS/FUNDEB), CAE(CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR) E CME(CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO), CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO, RECUPERAÇÃO DAS UNIDADES ESCOLARES, PROGRAMA NACIONAL DE TRANSPORTE ESCOLAR(PNATE) ALÉM DE OUTROS PONTOS DO ORÇAMENTO. DEPOIS DE TER OUVIDO OS MEMBROS DO EXECUTIVO MUNICIPAL O CONSELHO DO FUNDEB SUGERIU QUE FOSSE INCORPORADO AO ORÇAMENTO/2012 O REAJUSTE PREVISTO PARA O PISO NACIONAL, QUE NÃO ESTAVA PREVISTO , TAMBÉM QUE FOSSE REDIRECIONADO RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO, RECUPERAÇÃO DE UNIDADES ESCOLARES E POR FIM FOSSE REALOCADA VERBAS PARA O FUNCIONAMENTO DOS CONSELHOS DO FUNDEB E CAE.




O SETOR DE ORÇAMENTO VAI FAZER AS ALTERAÇÕES E REENCAMINHAR AOS MEMBROS DO CONSELHO.




A PARTICIPAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL NAS DISCUSSÕES DO ORÇAMENTO É IMPORTANTE PARA GARANTIR INVESTIMENTO E MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CONSELHO SE REUNIRÁ PARA DISCUTIR ORÇAMENTO/2012






O CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB SOLICITOU DO EXECUTIVO MUNICIPAL UMA REUNIÃO PARA QUE O GOVERNO APRESENTE AOS CONSELHEIROS O ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO PARA 2012.



ESTA SOLICITAÇÃO FOI FEITA PELO PRESIDENTE DO CONSELHO OSMAN NOGUEIRA, NO INTUITO DE CONTRIBUIR E APROXIMAR A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ÓRGÃO QUE FISCALIZA OS RECURSOS DO FUNDO, ALÉM DE SER UMA DAS ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO A SUPERVISÃO DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA ANUAL DO MUNICÍPIO.



A APRESENTAÇÃO VAI ACONTECER, NO DIA 26/09/2011, ÀS 14:00 H., NA SEDE DO CONSELHO DO FUNDEB, SITUADO NA AVENIDA LINDOLFO COLLOR, 909, MALHADO, ILHÉUS -BA.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

IFBA 2012: ÚLTIMOS DIAS PARA E INSCREVER



No dia 23 de setembro (sexta-feira, 23) encerra o prazo para inscrição no processo seletivo 2012 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, campus de Ilhéus. A unidade oferece os cursos de técnico de informática, segurança do trabalho e de edificações.
Os cursos se enquadram na modalidade subsequente, que exige ensino médio completo, e prepara o aluno para o mercado de trabalho.
As inscrições podem ser feitas no
site do Instituto. Os candidatos podem solicitar isenção parcial da taxa, também pela página do IFBA.
As provas devem ocorrer no dia 27 de novembro, contendo questões de língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, história, geografia, física, química e biologia, além da redação.

ESTUDANTES SEM VALE TRANSPORTE

Estudantes do ensino médio e fundamental de Ilhéus estão sem frequentar as aulas por causa de falhas na Secretaria de Educação e na Diretoria Regional de Educação (Direc 6).
Vários alunos de bairros distantes do centro, como Salobrinho, Vila Cachoeira e da zona rural, que não contam com o transporte oferecido pelo município, recebem, mensalmente, um quantia para custear as passagens, mas neste mês o vale-transporte ainda não foi pago.
Os estudantes dizem que já procuraram a Direc e a secretaria de educação, mas o jogo de empurra prevalece e eles seguem sem poder frequentar as aulas.


FONTE: BLOG DO GUSMÃO

AUTOR: ANDRÉ SANSIL
20/09/2011

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DO FUNDEB






ACONTECE NESTA QUARTA FEIRA 22/09/2011, ÀS 08:30 H. MAIS UMA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DO FUNDEB, SITUADO NA AVENIDA LINDOLFO COLLOR, 909, MALAHADO PARA ANALISAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ANO DE 2011.



ACOMPANHAR E FISCALIZAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS É FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A RACIONALIDADE DOS RECURSOS.


ESTA REUNIÃO É ABERTA A TODA COMUNIDADE DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PROJETO DE ESCOLA DO CAMPO REVELA A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE





Projeto de escola do campo revela importância da parceria entre escola e comunidade: A ESCOLA NUCLEADA DO SANTO ANTONIO realiza mais uma ação que contempla o fortalecimento da parceria necessária entre escola e comunidade, que tem, como objetivo principal dar visibilidade ao que existe no campo. Realizou-se uma exposição, No FOYER do auditório Paulo Souto - UESC, com produtos agrícolas orgânicos, bem como insdustrializados que são produzidos nas localidades do entorno da sede desta escola - Rio do Engenho, Cururutinga, Mª Rosa, Couto e Santo Antônio. O produtor Walter Andrade destaca "Que estas ações são muito importantes para que os produtores rurais compreendam que eles tem grandes potenciais e que, através de parceria como está seus produtos podem ser conhecidos". A escola é um local onde através de planejamentos, podemos firmar parcerias que, de forma prazerosa e coletiva, favoreçam de fato, a prestação de serviços com qualidade, o que, certamente torna possível a condição de permanência e, garantia do sucesso escolar do público alvo. Finaliza a diretora Kaliane Soares.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PREFEITURÁVEL, HADDAD AMPLIA META PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHES




O governo anunciou nesta quinta-feira a ampliação da rede de creches e pré-escolas, além da construção de quadras esportivas escolares.
Desde a campanha eleitoral, a presidente Dilma Rousseff fixou a meta de construir 6.000 creches --agora o governo passará a trabalhar com o patamar de 6.427 unidades para crianças. Dessas, 1.484 já estão em construção.


O ministro Fernando Haddad (Educação), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, fez o anúncio ao lado da presidente. Haddad aproveitou o evento para cunhar o termo "super creche" para falar do programa.
O ministro detalhou quantas creches cada Estado terá direito. São Paulo, por exemplo, terá direito a 746 unidades, das quais 214 já estão contratadas.
"Nós estamos ampliando a meta de convênios porque nós sabemos que nem sempre a marcha das obras acompanha o desejo do poder público de ampliar o atendimento", afirmou Haddad.
O plano faz parte do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e tem o objetivo de atingir as metas do Plano Nacional de Educação, que determina o atendimento de ao menos 50% das crianças em creches até 2020. Hoje, cerca 20% tem atendimento.


PREFEITURÁVEL


O ministro negou que tenha aumentado a agenda ao lado da presidente Dilma Rousseff --ontem, ambos participaram de um seminário sobre educação. "Minha agenda com a presidente, desde o começo do ano, tem sido de duas reuniões semanais."
Questionado se educadores podem ocupar a Prefeitura de São Paulo, Haddad respondeu sorrindo: "Eu espero que os educadores ocupem cada vez mais posições de relevo na vida política nacional, inclusive a prefeitura".


FONTE: DE BRASÍLIA


FLÁVIA FOREQUE

LARISSA GUIMARÃES

ANO LETIVO CHEGA A 1,2 MIL HORAS POR ANO EM ALGUNS PAÍSES, DIZ PESQUISADOR



Enquanto no Brasil o ano letivo é de 800 horas distribuídas em 200 dias, em alguns países da Europa, Ásia e até mesmo América Latina, a jornada chega a 1,2 mil horas anuais, como no México, ou 1,1 mil horas, como na Argentina. É o que apontou o professor da Universidade Católica do Chile, Sérgio Martinic, durante o Congresso Internacional Educação: uma Agenda Urgente, que discutiu o assunto. Esta semana, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o governo pretende ampliar o tempo de permanência do aluno da escola, mas ainda estuda se isso será feito pelo aumento do número de horas diárias ou dos dias letivos. Martinic ressaltou, entretanto, que o tempo de permanência na escola não é determinante na melhoria da aprendizagem. O sucesso escolar depende também de outros fatores, como a infraestrutura e insumos disponíveis, a formação do professor e as tarefas desenvolvidas. Segundo ele, a Finlândia, que tem jornada diária de cinco horas e poucos dias letivos, tem resultados superiores nas avaliações educacionais aos da Espanha ,que tem uma carga diária maior. “Não se demonstra efetivamente que há uma relação estrita entre qualidade pedagógica e o tempo comprometido. O esforço tem que ser para que o tempo extra seja motivante e comprometa o aluno”, disse Martinic. Ele chamou a atenção também para o fato de que o “tempo oficial” não é integralmente o “tempo da aprendizagem”, já que parte dele é desperdiçado, seja por problemas de indisciplina em sala de aula, faltas de alunos e professores, greves ou mesmo eventos climáticos.
Os especialistas que participaram do debate defenderam que é necessária a ampliação da jornada no Brasil. Mas os gestores das redes de ensino lembraram que há dificuldades para cumprir a tarefa, inclusive físicas. Em muitas escolas, há oferta de dois turnos diários – matutino e vespertino –, o que dificulta a ampliação do tempo de permanência do aluno “A ampliação passa por resoluções de problemas que não são simples, como a merenda, o transporte escolar, o espaço físico, a questão de mais recursos humanos qualificados e também financeiros. A escola hoje tem novas demandas, mas está com o mesmo tempo do passado. Ouço constantemente os professores reclamarem que falta tempo para cumprir os conteúdos”, disse a professora Yvelise Arco-Verde, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ex-secretária de Educação daquele estado.
O ex-prefeito de Apucarana (PR), Valter Pergorer, relatou a experiência do município. A cidade, segundo ele, conseguiu implantar educação em tempo integral para 100% da rede pública. A ampliação foi possível porque a prefeitura contou com a parceria de organizações da sociedade civil, como clubes, igrejas e grupos culturais, para que fossem oferecidas atividades aos alunos da rede no turno contrário ao das aulas.
“Não dá para ficar esperando tudo estar pronto para começar. É preciso começar do jeito que a gente está [com a infraestrutura disponível]”, assinalou Pergorer. “O prefeito tem que ter vontade política e combinar com o povo, nós fizemos um pacto pela educação com a comunidade. E o custo é relativo, é uma questão de prioridade. O buraco na rua incomoda, mas incomoda mais a perspectiva da criança virar um marginal lá na frente.”



FONTE:

Amanda Cieglinski


Da Agência Brasil Em Brasília







segunda-feira, 12 de setembro de 2011

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO FUNDEB







ACONTECE NESTA QUARTA FEIRA 14/09/2011, ÀS 08;30 H., NA SEDE DOS CONSELHOS DO FUNDEB E CAE, SITUADO NA AVENIDA LINDOLFO COLLOR, 909, NO MALHADO, ILHÉUS - BA. MAIS UMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO FUNDEB PARA ANÁLISE DE CONTAS DO ANO DE 2011.

ACOMPANHAR E FISCALIZAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS É FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A RACIONALIDADE DOS RECURSOS.

ESTA REUNIÃO É ABERTA A TODA COMUNIDADE DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS.


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO SOBRE INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA-COMUNIDADE




Ilustração de Ziraldo para a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.O Ministério da Educação (MEC), a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e a Fundação Itaú Social vão promover, nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2011, o primeiro Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação sobre Interação Família-Escola-Comunidade. O evento será realizado em Fortaleza e contará com exposições de especialistas brasileiros e estrangeiros que lidam com pesquisas relacionadas à mobilização social e interação família-escola-comunidade.O Seminário tem com o objetivo proporcionar espaço para discussões a respeito da importância da participação das famílias na vida escolar dos filhos e sobre a colaboração que os segmentos organizados da sociedade e os órgãos públicos de áreas correlatas à educação, além das lideranças sociais e religiosas, podem oferecer no processo de melhoria da qualidade da educação.Estarão envolvidos nos debates secretários de educação, gestores de escolas e demais profissionais da educação, voluntários mobilizadores, representantes de empresas e institutos que desenvolvem ações pertinentes à educação.Entre outros parceiros, o Seminário conta, em sua realização, com o apoio dos institutos Natura, Camargo Corrêa, C&A e Votorantim, além da Fundação ArcelorMittal Brasil.Como participar do SeminárioO número de vagas para o Seminário é limitado, mas os interessados ainda podem garantir sua participação, solicitando informações pelo e-mail mobilizacaosocial@mec.gov.br. A inscrição é gratuita e as despesas referentes ao deslocamento, à hospedagem e alimentação deverão ser custeadas pelo participante.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NOVAS REGRAS PARA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA DOS RECURSOS REPASSADOS PELO FNDE


NO DIA 28/06/2011 FOI PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO O DECRETO Nº 7.507, DE 27/06/2011, QUE ALTEROU A FORMA DE MOVIMENTAÇÃO DOS RECURSOS FEDERAIS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO AOS ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS.

NO ÂMBITO DO FNDE, ESTE DECRETO ABRANGEU AS TRANSFERÊNCIAS AUTOMÁTICAS DE RECURSOS, CONTEMPLANDO PROGRAMAS E AÇÕES COMO TRANSPORTE ESCOLAR(PNATE) E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR(PNAE), O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA(PDDE), FUNDEB, PROJOVEM E BRASIL ALFABETIZADO E A CONSTRUÇÃO DE CRECHES E QUADRAS POLIESPORTIVAS NO ÂMBITO DO PAC II, DENTRE OUTROS.

AS NOVAS REGRAS VALEM A PARTIR DO DIA 27/08/2011 E FORAM REGULAMENTADAS PELO FNDE POR MEIO DA RESOLUÇÃO Nº 44 DE 25 DE AGOSTO DE 2011, DISCIPLINANDO QUE ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS OBSERVEM AS SEGUINTES ALTERAÇÕES:

1. CONTAS CORRENTES ESPECÍFICAS ABERTAS PELO FNDE EM BANCOS OFICIAIS FEDERAIS COM OS QUAIS O FNDE MANTENHA PARCERIAS, QUAIS SEJAM: O BANCO DO BRASIL E A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL;

2. MOVIMENTAÇÃO DAS CONTAS CORRENTES DOS PROGRAMAS E AÇÕES DO FNDE EXCLUSIVAMENTE POR MEIO ELETRÔNICO, PARA QUE SEJAM IDENTIFICADOS OS BENEFICIÁRIOS DOS PAGAMENTOS REALIZADOS;

3. NÃO UTILIZAÇÃO DE CHEQUES PARA O PAGAMENTO DAS DESPESAS DOS PROGRAMAS E AÇÕES DO FNDE;

4. DIVULGAÇÃO DOS EXTRATOS DAS CONTAS CORRENTES DOS ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS, COM A IDENTIFICAÇÃO DO DOMICÍLIO BANCÁRIOS DOS RESPECTIVOS FORNECEDORES OU PRESTADORES DE SERVIÇOS, BENEFICIÁRIOS DOS PAGAMENTOS.

POR FIM, NOS TERMOS DO ARTIGO 3º DO DECRETO Nº 7.507/2011, INDEPENDENTEMENTE DE AUTORIZAÇÃO, O FNDE, DIVULAGARÁ MENSALMENTE EM SEU PORTAL NA INTERNET, NO ENDEREÇO ELETRÔNICO WWW.FNDE.GOV.BR, OS EXTRATOS DAS CONTAS CORRENTES ESPECÍFICAS DOS REFERIDOS PROGRAMAS E AÇÕES , CONTENDO TODAS AS MOVIMENTAÇÕES EFETUADAS ASSIM COMO A IDENTIFICAÇÃO DO DOMICÍLIO BANCÁRIO DOS RESPECTIVOS FORNECEDORES OU PRESTADORES DE SERVIÇOS, BENEFICIÁRIOS DOS PAGAMENTOS.

OUTRAS INFORMAÇÕES PODEM SER ADQUIRIDAS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO Nº 44/2011 E DECRETO 7.507/2011, PODENDO SER ACESSADOS NO PORTAL DO FNDE E QUAISQUER OUTRAS INFORMAÇÕES PODERÃO SER OBTIDAS POR MEIO DA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO, NO TELEFONE 0800 616161 OU CONSULTAR O PORTAL DO FNDE.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CONSELHO DO FUNDEB PARTICIPA DO PAR




ACONTECEU NESTE DIA 05/09/2011, MAIS UMA REUNIÃO DO PAR(PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS) ONDE, A PARTIR DA ADESÃO AO PLANO DE METAS, OS ESTADOS, OS MUNICÍPIOS E O DISTRITO FEDERAL ESTÃO FAZENDO UM DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO E ELABORANDO O PLANEJAMENTO PARA 2012/ 2014. O CONSELHO DO FUNDEB PARTICIPOU DA REUNIÃO REPRESENTADO PELO PROFESSOR OSMAN NOGUEIRA E ROBERTO DE JESUS(CORSÁRIO), ALÉM DA PROFESSORA ENILDA MENDONÇA(CAE), SELMA ESTRELA(APPI), SILVANA PENNA(SEDUC) E DEIZE SILVA(REPRESENTANDO OS GESTORES).

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CONSELHO DO FUNDEB PARTICIPA DA 6ª EDIÇÃO DO JORNAL ECO KIDS






















O CONSELHO DO FUNDEB REPRESENTADO POR OSMAN NOGUEIRA E SELMA ESTRELA PARTICIPOU NO DIA 05/09/2011 DO LANÇAMENTO DA 6ª EDIÇÃO DO JORNAL ECO KIDS, FOI UMA FESTA BONITA COM OS ALUNOS DO CEFA(CENTRO EDUCACIONAL FÉ E ALEGRIA E OS DO COLÉGIO FÊNIX OBJETIVO JUNIOR, ESTE TIPO DE PROJETO CRIA UMA LIGAÇÃO ESCOLA PÚBLICA/PRIVADA, ALÉM DE CRIAR UMA CONSCIENTIZAÇÃO NOS ALUNOS DA IMPORTÂNICA DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE , SERVINDO TAMBÉM DE MULTIPLICADOR DAS AÇÕES QUE DEVER SER TOMADAS PARA PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS.


OS ALUNOS DO FÊNIX OBJETIVO JÚNIOR APRESENTARAM AINDA A OBRA "A HISTÓRIA DA ÁRVORE E O MACHADO", DO POETA GRAPIÚNA SHENEY PEREIRA, EM FORMA DE LITERATURA DE CORDEL.



O JORNAL ECO KIDS É COMPOSTO PELO EDITORIAL, UMA ENQUETE FEITA PELA TURMINHA DO 5º ANO(4ª SÉRIE), DA PRÓ MÔNICA, COLOCANDO ALGUNS PENSAMENTOS DE ALGUNS DELES, FOTOS DOS PROJETOS DA ESCOLA ENFOCANDO HUMANISMO E SOLIDARIEDADE NO CONTEXTO DA BIODIVERSIDADE, ENTREVISTA FEITA PELOS ALUNOS DO 3º ANO COM SANDOVAL MENDES DE SOUSA (CHEFE DO IBAMA), PARA A 6ª EDIÇÃO DO JORNAL ECO KIDS, INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A NATUREZA, PRODUÇÕES DOS ALUNOS DO 2º ANO DA PROFESSORA VERÔNICA, TESTE DE VERIFICAÇÃO COMO FOI SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE NESTE ANO, UMA DAS DECLARAÇÕES MAIS BELAS E PROFUNDAS JÁ FEITAS SOBRE O MEIO AMBIENTE E FINALMENTE DICAS DE FILMES ECOLÓGICOS.






quinta-feira, 1 de setembro de 2011

VISITA A ESCOLA PEQUENO PRÍNCIPE

Anexo da Escola Pequeno Príncipe- Bairro da Conquista



FOTOS-FUNDEB ILHÉUS




EM VISITA A ESCOLA PEQUENO PRÍNCIPE, SITUADO NA RUA ÁGUA PRETA, CONQUISTA, FICAMOS MUITOS TRISTES, PORQUE A CONSTRUÇÃO SE ENCONTRA PARADA OU ANDANDO EM MARCHA LENTÍSSIMA. POSTO ISTO, É PRECISO ELENCAR ALGUMAS PERGUNTAS PARA O GOVERNO RESPONDER.
ONDE ESTÁ A PLACA DE CONSTRUÇÃO? QUE MOSTRAVA O VALOR DA OBRA E A FONTE PAGADORA.
POR QUE A OBRA SE ENCONTRA PARADA, OU ANDANDO A PASSOS LENTÍSSIMOS, QUASE PARANDO?
APESAR DOS RECURSOS SANGRAREM OS RECURSOS DO FUNDEB, A OBRA NÃO ANDA.
POR QUE A OBRA NÃO ANDA E JÁ TEM ADITIVO?
ESPERAMOS QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL POSSA DAR RESPOSTA AO CONSELHO DO FUNDEB POIS JÁ FOI ENCAMINHADO OFÍCIO PROCURANDO OBTER RESPOSTA COERENTE AOS CONSELHEIROS, E OBSERVAMOS QUE TODOS OS MESES A EMPRESA RECEBE RECURSOS DO FUNDEB.


CONTINUAREMOS FISCALIZANDO E PROCURANDO REPOSTAS PARA ESTE GRAVE PROBLEMA QUE AFETA A COMUNIDADE DA CONQUISTA E A COMUNIDADE ESCOLAR.