quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Escolas do Salobrinho funcionam em casas improvisadas e sem condições de trabalho

Como não tem construído escolas nos últimos anos, a Prefeitura de Ilhéus vem usando como alternativa a locação de casas improvisadas para funcionar como colégios, imóveis muitas vezes sem a menor condição de funcionamento e espaços inadequados para atuar como unidade de ensino. Um dos exemplos é no bairro do Salobrinho, onde a Prefeitura alugou casas para adaptar como escolas.

O Conselho Municipal do Fundeb visitou essas “escolas” do Salobrinho e registrou uma série de irregularidades que comprometem o funcionamento das unidades. Numa das casas as salas são apertadas e professores e alunos são obrigados a ficar exprimidos, sem a mínima condição do desenvolvimento do trabalho e da aprendizagem. Os professores não têm nem mesmo mesas para colocar seus materiais de trabalho.

O mais grave, no entanto é que o espaço teria passado por reformas recentemente, mas apresenta uma série de problemas em sua estrutura. Em algumas pias não foram trocadas as instalações hidráulicas e a água é despejada no chão. Os banheiros também não possuem adaptações para deficientes e as instalações permanecem antigas, mesmo depois das reformas.

Tem ainda a questão de segurança dos alunos. No quintal da escola estão sendo amontoados restos de construção e eletrodomésticos quebrados, oferecendo riscos para as crianças. Tudo isso sem contar que ao lado da escola existe uma passagem estreita que dá acesso ao colégio e nesse espaço, segundo os trabalhadores, é comum ver crianças passando pelo local.

Esses são apenas alguns dos muitos problemas verificados pelos membros do Fundeb na visita à escola improvisada do Salobrinho. Confira as fotos.